quarta-feira, 13 de março de 2013

Os 4c's de Quinn


As tecnologias sem fios estão a progredir com bastante rapidez e a nível universal (uma indústria quando divulga um novo telemóvel este, é comum na grande parte dos países). É de extrema importância que, a educação e a formação acompanhem estes desenvolvimentos.
Segundo Dias, et al. (2008):
“no âmbito de uma série de projetos de investigação e desenvolvimento Europeus desenvolveram-se conteúdos valiosos sobre a realidade atual do m-learning no sentido de:
                             Ä Demonstrar que o mobile learning se está a desenvolver rapidamente em muitas partes do mundo;
Ä Divulgar as experiências mais recentes do mobile learning para públicos mais alargados;
            Ä Convencer a Comissão Europeia e os 27 Ministros da Educação da União Europeia que o mobile learning é uma área vibrante que deve ser promovida
            Ä  Enfatizar que a liderança Europeia nas tecnologias sem fios necessita de ser expendida também para o mobile learning” (p. 8).
Mas, o que é o m-learning? Existem várias definições, Winters (2006 in Carvalho, 2013) identificou quatro perspetivas acerca do m-learning, sendo elas:
“- the technocentric – this perspective is dominant in the literature. It is viewed as learning using a mobile device;  
- relationship to e-learning – this perspective considers mobile learning as an extension of e-learning;
- augmenting formal education - the perspective that regards the place of mobile learning in relation to all forms of traditional learning, not only classroom;
- the learner-centered perspective emphasizes the mobility of the learner. Learning that happens when the learner is not at a fixed, predetermined location, or (…) when the learner takes advantage of learning opportunities offered by mobile technologies (O’Malley et al., 2003 apud Winters, 2006, p. 6)”.
Sharples, et al. (2009, in Carvalho, 2013) identificam o m-learning como sendo o processo (público e pessoal) de conhecer com a exploração de vários contextos, entre as tecnologias interativas e as pessoas.
Clark Quinn (2011), também se tem dedicado a esta temática. No seu livro sobre “mobile learning” (m-learning), carateriza os recursos móveis como os “quatro c’s”, sendo eles: o conteúdo (armazena texto, vídeo, áudio, entre outros), a captura (som, imagens, entre outros), a comunicação e o contexto.
Quanto ao conteúdo, segundo Quinn, este tem a ver com a capacidade de se armazenar ou de aceder aos conteúdos (sempre que as pessoas queiram e onde quer que estejam) através de um dispositivo móvel.
Passando, à captura, esta refere-se à produção individual do conteúdo por parte dos indivíduos, por exemplo, tirar uma fotografia e editá-la. Ou seja, os indivíduos podem capturar imagens, vídeos e sons. Este tipo de conteúdo pode ser gravada no dispositivo móvel e, pode ser partilhado.
Relativamente à comunicação, segundo Quinn (2012) sempre que partilhamos dados estamos a comunicar, esta partilha, pode ser entre alunos, professores, entre outros. A comunicação poderá ser síncrona (por exemplo, chat’s) ou assíncrona (por exemplo, fóruns).
Por último, temos o quarto “C”, o contexto, os dispositivos móveis, através de sinais locais ou do GPS, conseguem identificar o contexto onde os indivíduos estão. Em contexto de aprendizagem, podemos saber o que os alunos estão a fazer (por exemplo, através do relatório de atividades de participantes do Moodle) mas, não o contexto onde estão inseridos.

Bibliografia 
Quinn, C. (2012). The mobile academy: mLearning for higher education. Estados Unidos da América: Jossey-Bass. Disponível em: http://www.designingmlearning.com/TheMobileAcademySample.pdf

Carvalho, A. (2013). E-learning, b-learning, d-learning e m-learning. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – Não publicado – PowerPoint da aula.
Dias, A. & et al. (2008). Introdução ao mobile learning. Disponível em: http://www.ericsson.com/res/thecompany/docs/programs/the_role_of_mobile_learning_in_european_education/socrates_wp1_portuguese.pdf
                                                                                                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário