Quanto à taxonomia dos podcasts que passarei a apresentar, surgiu no âmbito do projeto “implicações pedagógicas da utilização de podcast em regime blended-learning” da Universidade do Minho que tinha como objetivos, e passo a citar “Caraterizar utilizações dos podcasts em contexto educativo, em regime de blended-learning; Analisar as implicações dos podcasts na aprendizagem na perspetiva de professores e alunos; e, criar uma taxonomia de podcasts” (http://webs.ie.uminho.pt/podcast/).
Esta taxonomia é composta por seis dimensões, nomeadamente: o tipo, o formato, a duração, o autor, o estilo e a finalidade.
Quanto ao tipo poderá ser: expositivo/informativo (síntese, resumo, análise, apresentações de casos, explicação de conceitos e conteúdos, entre outros), ou de feedback/comentários (comentário dos professores aos trabalhos dos alunos e comentários dos colegas), ou, por último, de instruções/orientações (indicações para a realização dos trabalhos e para o estudo) (Carvalho & Aguiar, 2010).
Relativamente ao formato, poderá ser aúdio, vídeo (screencast ou vodcast) ou enhanced podcast (combinação de locução com imagem) (Carvalho & et al., 2008).
Falando agora da duração, esta poderá ser curta (≤5’), moderada (>5’ e ≤15’) ou longa (>15’), sendo que as mais recomendadas são as curtas e moderadas (Cebeci & Tekdal, 2006; Chan & et al., 2006; Frydenberg, 2006; Lee & Chan, 2007; Salmon & et al., 2007; Carvalho, 2008; Carvalho & et al., 2008a,b, 2009a,c in Carvalho & Aguiar, 2010)
Os autores, poderão ser os alunos (individual ou em grupo), os professores ou outros indivíduos (jornalistas, políticos, médicos, entre outros).
Quanto ao estilo, poderá ser informal ou formal, dependendo da relação entre os professores e os alunos e da personalidade dos autores (Carvalho, 2013).
Por último, a finalidade dos podcasts são: resumir, informar, expor/apresentar, divulgar, motivar, entre muitas outras (Carvalho, 2013).
Em jeito de conclusão, a taxonomia é bastante simples e de aplicação fácil.
Consultar tabela-síntese da taxonomia em: http://webs.ie.uminho.pt/podcast/Taxonomia_Podcasts.pdf
Como criar um podcast? Consulte http://webs.ie.uminho.pt/podcast/
Exemplo de um podcast: http://som-damazonia.podomatic.com//
Bibliografia consultada:
Carvalho, A. (2013). Podcast - Audacity. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra ð PowerPoint de apoio à unidade curricular Novas Tecnologias e Práticas de Formação - não publicado.
Carvalho, A., & Aguiar, C. (org.) (2010). Podcasts para ensinar e aprender em contexto. Santo Tirso: De Facto Editores.
Carvalho, A. , Aguiar, C., Carvalho, C., Oliveira, L., Cabecinhas, R., Marques, A., Santos, H. & Maciel, R. (2008). Taxonomia de Podcasts. Braga: Universidade do Minho. ð Disponível em http://www.iep.uminho.pt/podcast/Taxonomia_Podcasts.pdf
Carvalho, A. (2010). Grelha para classificar Podcasts. Braga: Universidade do Minho. ð Disponível em http://webs.ie.uminho.pt/podcast/grelha_podcasts.docx
Websites:
http://webs.ie.uminho.pt/podcast/Taxonomia_Podcasts.pdf
http://webs.ie.uminho.pt/podcast/grelha__podcasts.pdf
http://webs.ie.uminho.pt/podcast/
Sem comentários:
Enviar um comentário